Ano de Fundação: 1920
Cidade: São Paulo-SP
Estádio: Canindé
Camisa usada em: 1996
Títulos e feitos marcantes: Vice-campeã Brasileira
Grandes jogadores que usaram a camisa: Zé Roberto, Rodrigo Fabri, Alex Alves, Gallo.
História: qualquer torcedor fanático da Lusa lembra com entusiasmo do ano de 1996, um time organizado em campo que unia a juventude a experiência, fizeram da tradicional Portuguesa o quase campeão nacional, parando no Grêmio há poucos minutos de apito final.
Mesclando a experiência de Capitão e Gallo com a juventude promissora de Rodrigo Fabri e Zé Roberto, a Lusa comandada por Candinho bateu na trave após uma primeira fase irregular classificando na última vaga entre os que avançavam. Isso não foi problema, o time não se assustou no confronto com a melhor equipe da primeira fase, o Cruzeiro, no Canindé um avassalador 3 x 0 praticamente carimbou o passaporte para a semi -final, no jogo da volta uma derrota por 1 x 0 deu a Portuguesa o direito de enfrentar outro time mineiro, o Atlético e no Canindé novamente o resultado foi feito, vitória magra por 1 x 0 dava no Mineirão a vantagem do empate, que veio, num jogão que terminou em 2 x 2.
Chegaram as partidas mais importantes da história do time paulistano, a decisão do título brasileiro contra o fortíssimo Grêmio de Felipão. E com gols de Gallo e Rodrigo Fabri no Morumbi, a Lusa fez o dever de casa, indo pro Olímpico com vantagem. Porém, no jogo da volta, o time de Candinho não suportou a pressão gaúcha sucumbindo a menos de 10 minutos do fim. Encerrava em solos gaúchos o sonho de vencer o maior título da história e o quase mais um vez fez falou mais alto para a Portuguesa, não suficiente para abalar o orgulho lusitano.
Os vice-campeões Brasileiros de 1996
A decisão no Olímpico
Nenhum comentário:
Postar um comentário