segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Seleção Brasil 1950


CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE DESPORTOS

Ano de Fundação: 1914
Cidade: Rio de Janeiro
Estádio: Maracanã



Camisa usada em: 1950 na Copa do Mundo FIFA realizada no Brasil

Títulos e feitos marcantes: Vice campeão Copa do Mundo FIFA 1950

Grandes jogadores que usaram a camisa: Baltazar, Ademir, Zizinho, Jair da Rosa Pinto, Alfredo e Barbosa.

Foto momentos antes da final diante do Uruguai.


História: A Copa do Mundo de 1950 foi o quarto campeonato mundial de futebol, e foi o retorno das Copas do Mundo após a Primeira Guerra Mundial.
Foi escolhido o Brasil para ser o anfitrião da Copa, e junto disso vinha o grande desejo de conquistar seu primeiro título mundial, uma vez que nossos vizinhos uruguaios já tinham uma conquista e os italianos duas.

O Brasil, localizado no Grupo 1, venceu com extrema facilidade a seleção mexicana por 4 a 0, empatou com a Suíça por 2 a 2 e venceu a Iugoslávia por 2 a 0, conquistando desta forma a primeira colocação em seu grupo e avançando ás fases finais do mundial.

A segunda fase era formada por um quadrangular que junto da nossa seleção tinha a Espanha, a Suécia e o Uruguai.

Com uma vitória arrasadora sobre a Suécia por 7 a 1 com quatro gols de Ademir de Menezes, todo brasileiro depositou uma confiança absoluta que seriamos campeões mundial dentro de casa.
Fator que viria a ser confirmado com os 6 a 1 aplicados sobre os espanhóis na rodada seguinte.

A festa da consagração tinha data definida, horário e um local:
Seria no dia 16 de junho de 1950, ás 15:00 no vistoso Maracanã, diante do Uruguai, que precisara vencer o embalado Brasil para acabar com a festa tupiniquim.

Ao Brasil um empate já era o suficiente para o título.
E os brasileiros abriram o placar com um gol marcado por Friaça, quando a festa tomava conta do estádio.
O que ninguém poderia imaginar foi a força dos uruguaios quando Schiaffino empatou o jogo já no segundo tempo, transformando a festa em momentos de angustia nas arquibancadas.

O golpe final, que marca essa bela e o estádio do Maracanã de forma negativa e de muito sofrimento veio quando o uruguaio Ghiggia bate uma bola despretensiosa contra o gol defendido pelo goleiro Barbosa do Vasco da Gama e o goleiro deixa escapar entre seus braços a bola que consagraria o Brasil como campeão.

O Uruguai conquista a Copa do Mundo em uma partida histórica que calou o Maracanã e deixou feridas que jamais puderam ser cicatrizadas.


Maracanã - 1950


Estava marcada a história mais triste do futebol brasileiro nesta data, a história da Tragédia do Maracanazzo quando o goleiro Barbosa foi considerado culpado pelo desastre que deu o Bicampeonato ao Uruguai e calou um país apaixonado por futebol.

O trauma do vice campeonato mundial dentro de casa foi tamanho, que a camisa branca foi deixada de lado, e partir de então, as cores verde e amarelo passaram a ser as cores da camisa brasileira.



A Copa do Mundo 1950.

Nenhum comentário:

Postar um comentário