Ano de fundação: 1895
Cidade: Rio de Janeiro - Brasil
Estádio: Gávea
Camisa usada em: 2001
Títulos e feitos marcantes: Campeão Carioca
Grandes jogadores que usaram a camisa: Gamarra, Edílson, Petkovic, Juan, Adriano e Alessandro.
História: O Flamengo, atual bicampeão carioca em 1999 e 2000, iniciava a temporada 2001 com alguns objetivos e um elenco com boas peças.
Um desses objetivos certamente era buscar mais um tricampeonato estadual.
O time, comandado por ninguém mais ninguém menos que Mario Jorge Lobo Zagallo, grande conhecedor de futebol e grande campeão, era uma equipe de altos e baixos e sofria em alguns momentos com a perda de bons nomes por lesões.
O Flamengo foi o campeão da Taça Guanabara (Primeiro Turno) eliminando o Vasco na semifinal por 1 a o e o Fluminense na final após uma dramática disputa de pênaltis após um empate no tempo normal em 1 a 1.
Campeões da Taça Guanabara e Tricampeões Carioca em 2001.
Na Taça Rio (Segundo Turno) o Flamengo jogou sem tanta responsabilidade, afinal com o primeiro turno vencido, os rubro negros já estavam de direito á decisão do estadual 2001, e então somente aguardavam pelo adversário que surgiria do segundo turno.
E a Taça Rio foi disputada num turno em que todos se enfrentaram e o líder ao término das rodadas, teria o direito de jogar contra o Fla na grande final, disputada em duas partidas.
O vencedor foi o Vasco, que vinha muito bem com um time bastante competitivo sob o comando de Joel Santana.
A decisão então colocava frente a frente os dois rivais que já haviam se enfrentado na semifinal da Taça Guanabara, quando o Rubro Negro levou a melhor e na sequência sagraria-se campeão.
Com dois jogos no Maracanã, o Vasco venceu o primeiro jogo da decisão por 2 a 1 com gols marcados por Viola e Juninho Paulista, enquanto Pet descontou para o Fla.
No segundo jogo, o Flamengo precisaria de uma vitória por dois gols para conquistar o tricampeonato estadual em 2001, Edílson ajudou muito marcando dois gols, porém Juninho novamente marcou para o Vasco na decisão. O resultado não era favorável para o Flamengo, que pressionava o adversário, mas o gol teimava em não acontecer.
Foi quando houve uma falta frontal para o gol defendido pelo bom goleiro Hélton.
Na bola Dejan Petkovic, o sérvio especialista em bola parada, tinha ali a chance de sua consagração dentro de um Maracanã completamente lotado vibrando e cantando naquela final histórica.
Petkovic foi pra bola e acertou um chute completamente perfeito com seu pé direito, fazendo a bola entrar exatamente na junção das duas traves que formam o angulo do gol.
Uma cobrança perfeita de Petkovic aos 43 minutos do segundo tempo da o Tri ao Flamengo.
Um gol extraordinário que marca não somente um título ou um campeonato estadual, este é um gol que marca mais um tricampeonato rubro negro e marca a história de um sérvio, camisa 10 do Flamengo, que fez ali, naquele momento, os torcedores viajarem nos tempos dourados em que o galinho Zico fazia a alegria dos rubro negros nas arquibancadas daquele maravilhoso e lotado Maracanã.
Aquele gol, o momento, tudo foi tão marcante para o sérvio, que anos mais tarde, quando retornou ao Flamengo (e voltou a ser campeão), optou por escolher a camisa de número 43, em alusão ao minuto chave em que marcou o gol que o consagrou anos antes.
O Milagre de Petkovic na decisão de 2001.
Nenhum comentário:
Postar um comentário